sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lula 1989 (Frente Brasil Popular; 1989)

Título: Lula 1989
Ano: 1989
Diretor: Frente Brasil Popular
Produção: Brasil
Tema: Clipagem em formato vhs com cenas dos programas eleitorais de 1989 do então candidato à presidência da República Luis Inácio Lula da Silva

Download

7 comentários:

  1. Difícil acreditar que uma pessoa se transforme tanto assim. Eu me lembro - e participei! - da campanha de 89. Naquele momento houve uma chance e o Brasil desperdiçou com Collor de Mello. O tempo passou e Lula da Silva, num misto de desapontamento e desejo de vingança contra o eleitorado brasileiro, passou-se de mala e cuia para o lado dos Banqueiros e das Grandes Corporações, hoje tendo como aliados os corruptos de todos os partidos; são aliados de Lula neste seu terceiro mandato (por procuração a um personagem absolutamente insignificante): Collor de Mello, Paulo Maluff, Renan Calheiros, José Ribamar Sarney e, enfim, todos os que se refestelam com o que sobra do fruto dos nossos impostos após o repasse aos bancos.
    Em 1989 seria impensável que Lula da Silva capitanearia por 9 anos consecutivos todo o receituário pregado então por Octávio Gouvêia de Bulhões: liberdade de preços, salários rigidamente controlados, dólar flutuante, metas de inflação e uma obediência canina ao chamado "Mercado" que, de fato, é quem nos governa, via Lula.
    Impressionante.
    Mas é bom que nos lembremos que houve um dia uma Esperança e, embora o cavaleiro da Esperança de 1989 tenha se transformado em seu coveiro no século XXI, o povo brasileiro já começa a se mexer para mudar, remover "isso tudo que aí está".

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc tem alguma razão. Alguma.
    E ingenuidade muita, muita.
    Votei as duas eleições que Lula venceu, não me arrependo.
    Em 89 eu tinha 8 anos.
    Talvez o Brasil com Lula em 89 teria sido muito diferente e para melhor! Quem sabe?
    Talvez.

    ResponderExcluir
  3. Anarko e Bruno, não entrando no mérito da questão (embora acredite que, para o bem e para o mal, quem muda de lugar tende a mudar de visão), acho que valeria a pena dar uma conferida no "Arquitetura do Poder" http://filmespoliticos.blogspot.com/2010/12/arquitetos-do-poder-alessandra-alde-e.html

    Os diretores fazem uma retrospectiva das campanhas eleitorais, desde 1989 ate 2006.

    Bastante interessante.

    Um abraço e obrigado pela visita!
    Krisna
    E

    ResponderExcluir
  4. Já baixei o documentário sugerido, Krishna!

    100% fiel aos acontecimento, sem tendência clara, espetacularmente descritivo dos fatos precisamente como me recordo desde meus tempos de ativista (e fundador) petista até a desilusão quando Lula se decidiu a governar como Octávio Gouvêia de Bulhões e Roberto Campos sugeriam (e pensar que, em 1989 esses nomes eram anátema no PT, hoje até o Delfim Netto é consultado em economia e o PT se aliou ao que há de mais retrógrado no coronelismo nordestino e na política brasileira...)
    Jamais se imaginava possível que o PT se transformasse, como se transformou, em mais um partido tradicional ou "da ordem" e se aliaria ao PP (Maluff), ao PRN (Collor), ao PSDB (Sarney, Calheiros), ao PTB (Jefferson). Acho que só ficaram de fora o PSDB e o DEMOCRATAS (ex-PFL, ex-PDS, ex-ARENA) até por serem a oposição mais dócil, pífia e desejável que um governo conservador, pró-banqueiros e corporações, contra o povo brasileiro, poderia desejar...
    Que triste, meu irmão...

    ResponderExcluir
  5. Com todo o respeito, endosso as posições do Anarko.
    Não sou versado em política, estou aprendendo muito aqui nessa escola,digo,nesse fantástico Blog,contudo o Lula em que votei com tanta esperança hoje me inspira suspeita!
    Sobre o PT, de um transeunte, escutei a frase mais inteligente dos últimos tempos:
    "O PT É A ESQUERDA DA DIREITA".

    ResponderExcluir
  6. Olá Krisna.
    Sou professor e pesquiso filmes políticos realizados entre 1975 e 1985. Estou 'louco' atrás de um filme de Adrian Cooper chamado "Chapeleiros", de 1981. Saberia onde posso encontrar cópia dele?
    Agradeço
    Marcos Corrêa

    ResponderExcluir
  7. Entrou candidato com com reformas de Base em sua Campanha... cadê?

    ResponderExcluir