quinta-feira, 4 de março de 2010

Ivan, o terrível I e II (Иван Грозный; Sergei Eisenstein;1944, 1958)

Título: Ivan, o terrível I e II (Иван Грозный)
Ano: 1944 (Parte I); 1958 (Parte II)
Diretor: Sergei Eisenstein
Produção: Soviética
Tema: A vida de Ivan IV da Rússia

9 comentários:

  1. Porcaria de filme! Esse Ivan, é pinto na frente do Stálin!

    ResponderExcluir
  2. Stálin, matou até os amigos,a esposa se suicidou,obrigou outros a se suicidarem,enfim...esse era terrível!

    ResponderExcluir
  3. perolas a porcos...
    que genta ignorante!

    ResponderExcluir
  4. De facto este filme é extraordinário.
    Extraordinário como cinema ( a não confundir com hollywoodema ), como rigorosa representação da História, como demonstração do paralelismo entre factos e personagens antigos e os do seu tempo.
    E porque não do nosso?
    A Ignorância não é Força

    ResponderExcluir
  5. Filme maravilhoso! Parabens pela dica, pois é bom assistir aos fatos históricos contados através de outros olhos. Só assim podemos ter uma compreensão melhor da realidade.

    ResponderExcluir
  6. Excelente filme! Parabéns por disponibilizá-lo!

    Não se trata de uma competição para decidir quem foi o mais terrível governante - seja em que aspecto for - e sim de um ótimo filme histórico nacional (russo) sobre a vida e as relações na corte de Ivan.
    A quem quiser ver genocídios, certamente existirão outros filmes e documentários - e não é nem mesmo necessário recorrer à Rússia pós revolucionária.

    ResponderExcluir
  7. Que coisa babaca desmoralizar um filme numa competição imbecil sobre quem foi o governante mais terrível, como disse o colega aí em cima. Como afirmou o mesmo colega, se querem ver mortes e genocídio, há vários filmes e documentários, inclusive sobre o maior genocídio já registrado na história da humanidade - o genocídio indígena na América do Norte.

    ResponderExcluir
  8. "Stalin matou mais pessoas, bla bla bla..." ta, e dai? o que Stalin tem a ver com o filme? o filme é sobre Ivan, que foi sim uma das figuras mais crués e terríveis da história. e como produção artística, o filme é excelente.

    ResponderExcluir